Envelhecer com Saúde – II
(24/03/2007)

Na primeira parte, procuramos descrever os fatores que podem fazer você envelhecer com saúde nos seus aspectos físicos. Nesta segunda parte, vamos considerar os fatores relacionados à mente, incluindo aspectos emocionais e intelectuais.

Relações familiares e sociais

A relação com os familiares e amigos é um fator muito importante no processo de envelhecimento. Já está provado que o contato com parentes e amigos diminui a incidência da depressão a qual, no idoso, pode torná-lo incapacitado. Além disso, pessoas solitárias têm 60% a mais de probabilidade de desenvolver demência quando se tornarem idosos, condição esta associada ao mal de Alzheimer.

Pessoas com um bom número de amigos e que possuem uma vida social saudável estão menos propensas a doenças e podem se recuperar mais rapidamente quando acometidas por elas.

Ainda com relação à família, sabe-se que pessoas com parentes longevos tem 25% a mais de chance de ser também um longevo. Entretanto, os genes podem representar de 25 a 30% dos fatores que levam à longevidade mas, de per si, não são fatores determinantes da mesma.. Se os genes são responsáveis pela percentagem citada, os outros 70 a 75% dependem diretamente do estilo de vida adotado por cada um.

Estresse

A Medicina não considera o estresse como doença, principalmente nas suas fases iniciais. O estresse é considerado uma resposta a determinado agente estressor. É a maneira como se reage a este agente que irá gerar reações ou respostas maiores ou menores no nosso corpo. E isto depende diretamente da vulnerabilidade de cada um naquele momento específico.

Evitar o estresse durante nossa rotina diária vai fazer com que o envelhecimento nos dê mais prazer em nossas vidas pois estaremos mais relaxados e evitaremos vários males e doenças crônicas.

Mudança da atitude mental

Se você é do tipo pessimista, “pra baixo”, vive deprimido, ansioso… está na hora de mudar sua atitude.

Toda moeda tem duas faces, como tudo na vida. Passe a considerar o lado positivo que a vida tem para lhe dar e pare de se queixar que a vida é ruim e injusta para você. Afirmar que é tarde demais para melhorar a saúde é ter uma atitude comodista, pois você pode achar que seus hábitos não podem ser mudados.

Por outro lado, pessoas que desenvolvem e mantém uma atitude positiva, vivem em “alto astral”, otimistas, tem muito menos sinais de envelhecimento do que as pessimistas.

Mesmo idosos que possuem atitudes positivas sobre o envelhecimento vivem, em média, sete anos mais do que aqueles que tem atitudes negativas sobre o mesmo.

Não importa quais sejam os seus hábitos. O importante é que nunca é tarde para melhorar a saúde. Basta fazer a escolha e mudar sua atitude mental.

Mantenha a cabeça funcionando

O conselho é: mantenha-se ativo. Desenvolva uma atividade que exija concentração e raciocínio como pintura, modelismo, aprender outro idioma, fazer um curso de informática, ler muito sobre tudo, fazer palavras cruzadas, jogar xadrez… não importa.

Manter-se intelectualmente ativo pode prevenir doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer, e preservar a saúde do nosso cérebro.

Outro aspecto a ser considerado é que o idoso pode ter sua memória diminuída e esquecimentos podem gerar contratempos e deixá-los em situações desagradáveis. Mas, isto pode ser combatido usando algumas “dicas”, quais sejam: ter um estilo de vida saudável, alimentação balanceada (fibras, vitaminas, sais minerais) além de alimentos ricos em ácidos poliinsaturados (algas marinhas, óleo de girassol, gérmen de trigo, soja, milho, cenoura) que reduzem o risco do desenvolvimento do mal de Alzheimer, ingestão de suplementos à base de creatina (melhoram a inteligência), prática regular de exercícios físicos, relaxamento e meditação para aliviar o estresse, ter um hobby (marcenaria, jardinagem, artesanato), dormir oito horas por dia e abstinência de qualquer droga.

O melhor de tudo isso é a ausência total de efeitos colaterais.

Mantenha sempre seu bom humor

Algumas pesquisas demonstram que emoções negativas diminuem a imunidade. Ao contrário, emoções positivas melhoram nossa capacidade imunológica.

A palavra humor vem do latim humore, que significa “deixar fluir”. Deixe, então, fluir sempre seu bom humor, seu otimismo, o seu lado positivo das coisas e da vida.

Manter o bom humor e o otimismo, mesmo frente às adversidades, é uma forma de diminuir o estresse, prevenir gripes e resfriados, diminuir a probabilidade do infarto do coração e, em pacientes com AIDS e câncer, tolerar melhor os medicamentos e seus efeitos colaterais.

Dormir bem, manter uma atividade física (ioga, caminhada, natação, bicicleta) e ingerir alimentos ricos em fibras ajudam na manutenção do bom humor.

O bom humor torna a vida mais leve. E ria, ria sempre que puder. Ria lendo um livro ou assistindo uma comédia no cinema ou no teatro. Você vai notar como é possível lidar melhor com as nossas dificuldades e problemas do dia-a-dia. A manutenção do bom humor é uma maneira de amenizar a tensão e a ansiedade cotidianas, seja em casa, seja em seu ambiente de trabalho.

Só para completar. Há décadas atrás, mais precisamente nos anos 70, o ginecologista Frederic Leboyer introduziu um novo tipo de parto. O livro que descrevia esta técnica chamava-se, em português, “Nascer sorrindo”. Que tal, a partir de agora, você começar a “envelhecer sorrindo”?

Dê-se um tempo, uma pausa

Quando, no meio de sua atividade, você se sentir cansado, bloqueado… pare, agora. Give me a break. Dê um tempo! Mas, de você para você mesmo.

Feche os olhos. Se possível, escute uma música suave por alguns minutos. Espreguice-se. Vá até a janela e olhe o movimento. Procure relaxar. A ciência afirma que, depois de 90 minutos de atividade, o cérebro necessita uma pausa, pois diminui sua capacidade de “trabalho”.

Ficar algum tempo tranquilo é uma maneira de seguir nossa atividade de forma plena. Faça isto sempre que estiver cansado ou pressionado. Você não ficará estressado e, seguramente, sentir-se-á bem melhor.

Pratique meditação

A meditação é uma técnica que altera o estado de consciência e libera endorfinas, substâncias que proporcionam um repouso profundo, ajudam a prevenir doenças e a combater a hipertensão de fundo emocional. Praticada diariamente faz a pessoa ter uma visão melhor das coisas que a incomodam, ajuda na busca de soluções de problemas sem gerar estresse, melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade.

Somos um Ser onde nosso corpo e nossa mente devem trabalhar de forma harmônica. Nossa saúde física e mental deve ser preservada desde a nossa juventude. Quanto mais cedo tomamos consciência disso, maiores as chances de envelhecermos com saúde.

Já que estamos vivendo por mais tempo, nossa saúde física e mental devem ser pensadas a longo prazo. Quanto mais cedo iniciarmos um plano de saúde global, melhor. Teremos a chance de viver mais feliz e de forma mais plena por muito mais tempo.