GRATIDÃO
(07/07/2004)

José Guimarães Duque Filho

imagem

Vez por outra, o ser humano recebe uma dádiva muito especial, a que se costuma denominar, como um presente caído do céu. Aí, se seu coração estiver deveras sintonizado às Leis da Criação, ele reconhece esta dádiva especial e agradece com a mais pura alegria ao Criador primeiramente, e depois a todos que lhe propiciaram tão significativo presente, naquele momento.

No entanto, diariamente são recebidas muitas dádivas pelos seres humanos, mas devido ao mui grande embotamento das criaturas humanas terrenas perante as Leis, estas dádivas passam despercebidas e não são aproveitadas, principalmente no sentido de enriquecimento espiritual.

Na Criação tudo é conectado e todos estão conectados às Leis, quer queiram ou não. Tudo que vem do Alto, transmite-se de plano em plano da Criação, através de auxiliares que cumprem a Vontade do Alto. Para a efetivação na matéria grosseira, então, faz-se necessário a atuação terrena de espíritos encarnados, que cumprem assim, a última cadeia de auxílio às pessoas terrenas. A atuação desses espíritos aqui encarnados, é muito importante e muito necessária, pois sem eles, o auxílio não chega ao destinatário que precisa daquela dádiva para seu desenvolvimento espiritual.

Em muitas ocasiões, os destinatários dessas dádivas, recusam-nas com orgulho, às vezes pensando que se trata de esmolas oferecidas por outros, ou de favores que futuramente serão cobrados com muito interesse. Assim, perdem a oportunidade de subirem mais um pouco na direção ao Alto, agem errado perante as Leis do Criador, privam todo o esforço desenvolvido na cadeia de auxiliares para o dar e o receber, que é uma Lei efetiva.

“O agradecimento realmente sentido intuitivamente é um valor de compensação desejado por Deus, que proporciona o equivalente àquele a quem cabe o agradecimento, em obediência à lei da compensação necessária nesta Criação, que só pode ser conservada e beneficiada pela harmonia que se encontra no cumprimento de todas as leis primordiais da Criação.” (NA LUZ DA VERDADE, Vol III, de Abdruschin - Dissertação “Agradecimento”)

O desconhecimento ou a ignorância dessas dádivas por parte dos seres humanos, deve-se à fraca vigilância que seus espíritos exercem aqui na Terra e à indolência de seus espíritos. O velar significa estar prontamente atento a tudo, não só aos perigos, como também ao reconhecimento do que se passa diretamente com o espírito e o seu ambiente atual. Na realidade, a vigilância constante é atributo espiritual do ser desperto e consciente. Somente assim ele consegue inserir-se e permanecer inserido na engrenagem da Criação, utilizando-se de modo consciente de tudo que a Lei Perfeita permite.

Gratidão brota do coração (espírito) do ser humano, quando é repentinamente salvo de uma situação periclitante para sua vida, mas quando tudo ocorre normalmente no cotidiano, nem se lembra da gratidão, simplesmente pela existência em busca de ser consciente. A natureza também proporciona o alimento, o ar, a água, indispensáveis à existência terrena, mas estes presentes quase nunca são agradecidos ao Criador pelos seres humanos, pois a maioria nem ao menos se esforça para lembrar-se disso, levando a existência com muita indolência.

A Lei do dar e do receber, perfeita, justa, incorruptível, esta entrelaçada também com o Amor do Criador e este Amor é firmemente ligado com a Justiça também do Criador, propiciando às criaturas aquela ajuda que mais necessitam para o desenvolvimento de seus espíritos. Este auxílio, porém, não é o que os seres humanos pensam e querem, mas é aquilo que a Vontade do Criador quer. As pessoas isolam a justiça e o amor e assim ao praticarem somente a justiça, podem tender a ser vingativos, enquanto que ao darem amor somente, tendem a ser muito condescendentes, conduzindo à indolência. Ligando, entretanto, a justiça e o amor, podem equilibradamente atuar de acordo com a Lei e existir em paz e harmonia, que, hoje em dia são quase inexistentes nos relacionamentos humanos.

Ao expressar gratidão com todo o seu coração (espírito), o ser humano consegue elevar-se e melhora a qualidade da vida aqui na Terra. Nestes momentos ele está plantando boas sementes que, com certeza, colherá multiplamente depois!