A CRUZ DA VERDADE

J. Nivaldo Alvarez

“Se algum quer vir após de mim, tome a sua cruz e siga-me. E o que não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim.”

Qual o verdadeiro significado destas palavras pronunciadas por Jesus?

A humanidade nunca se preocupou em saber, nunca se esforçou em procurar compreender a verdadeira missão do Filho de Deus na Terra. Era mais cômodo acreditar que sua vinda, bem como sua morte, se devesse a um ato de bondade do Criador, que para cá mandara seu Filho, para morrer na cruz, a fim de salvar essa humanidade dos seus pecados. Assim, não compreendeu a magnitude dessas palavras, quando o Filho de Deus disse que tomassem da Cruz e O seguissem.

Jesus se referia à CRUZ DA VERDADE, a cruz isóscele, para que a tomassem, e seguindo-O, reconhecessem a Verdade e vivessem com Ela. (Não poderia estar se referindo à cruz do martírio, onde eram crucificados os criminosos da época).

A Cruz isóscele (que tem os braços iguais) é o sinal da VERDADE DIVINA, é a sua forma viva. Jesus foi o portador da genuína Verdade Divina, portanto, da CRUZ DA VERDADE.

Porém a mente humana transformou tudo numa doutrina de sofrimento, contrária à vontade de Deus e do Filho de Deus, criando assim um caminho falso, com símbolos falsos, se afastando para longe da vontade Divina, que só conduz para a alegria e não para o sofrimento.

Mais de dois mil anos se passaram e ainda existe oportunidade para os seres humanos, desde que vivam segundo a vontade do Criador, como Jesus Cristo ensinou, e se não desejarem perder-se eternamente no Juízo Final. Isto representa uma advertência e uma graça ao mesmo tempo.

Quem porventura pretende abandonar aquele caminho errado, que a maioria dos seres humanos continua trilhando, deve, na presente época, guiar-se integralmente pela vontade de Deus em tudo o que produzir ou efetuar na Terra, seja em pensamentos, palavras ou atos (vide: OS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS). Em suma, deve despertar para o reconhecimento pleno da VERDADE e desejar ardentemente servir ao Criador. Esse desejo sincero já trará a possibilidade. O ser humano então obtém auxílios de uma corrente de Luz, podendo, mercê dessa força, ascender aos jardins da sua Pátria de origem, o Paraíso! Enquanto permanecer em seu sincero querer, a Cruz da Verdade ligá-lo-á a Deus - o Senhor – e será um sinal visível dessa ligação.

Assim, em tal condição, poderá dizer: É esta a cruz a que Jesus se referia, a CRUZ DA VERDADE.

Entretanto, há os que julgam que a solução não é tão fácil assim, mas isto decorre da dificuldade que têm de raciocinar em sentido contrário, embora a Verdade seja simples, bastante simples. Talvez é essa simplicidade que os atrapalha. Mas há um remédio: quem julgar que necessita de um conhecimento mais profundo, comece a raciocinar questionando tudo o que até hoje aceitou sem analisar, e, livrando-se do que não resistir a esse questionamento, acabará descobrindo por si mesmo que a Verdade é simples, clara e natural. Então deixará de ser “boneco inanimado” para se tornar um autêntico ser humano de raciocínio lúcido. É só começar!