SABER! VIVER!

J. Nivaldo Alvarez

A maior parte das criaturas humanas tem a sua vida bitolada, não só pelos costumes e pela moda que lhe são impostos, mas também por conceitos alheios, que aceitam de bom grado e em função dos quais passam a viver.

imagem

Assim, quando se prendem a esses conceitos, não têm o fito de progredir e melhorar seus conhecimentos das Leis Divinas, para a sua evolução espiritual, mas agarram-se e se escravizam a eles, porque julgam que aquilo é o que de melhor lhes apareceu, o que de melhor existe para si, não se preocupando com o que seja útil para a escalada ao reino espiritual. Passam a adorar aquilo como um “bezerro de ouro”, transgredindo assim os Mandamentos de Deus.

Desconhecem que a finalidade do espírito humano é “viver” na Criação para evoluir, cumprindo a vontade do Criador; e, ao invés de procurar conhecer essa vontade, se acomodam dentro do que a própria Criação lhes ofereceu, buscando satisfazer as suas vontades. Então se bitolam, se colocam dentro de concepções erradas, e depois não sabem sair dessa situação. Já estão de tal modo habituados, tão acomodados, que acham mais fácil continuar, pois o difícil é sair fora, procurar, pesquisar.

Entretanto, a criatura humana não pode parar o ritmo natural das Leis Divinas; o espírito humano não pode estacionar, não pode dormir o sono da indolência, pois está na matéria para evoluir; evoluir significa “conhecer”, e o verdadeiro conhecimento vem do “saber”, mas do real saber. Saber significa análise, movimentação, pesquisa; significa fugir da crença cega que se acomoda às concepções alheias; significa conhecer o caminho a percorrer.

Onde está o real saber? Quantos indagam dessa maneira, acreditando poder encontrá-lo sem se esforçar! Como? Se não dispõem de vontade sincera! E, a falta dessa vontade sincera os impede de reconhecer a simplicidade desse saber, e, consequentemente, a grandiosidade que essa simplicidade encerra.Preferem continuar com os conceitos já arraigados em si, embora não tenham convicção, pois o reconhecimento do real saber implicaria em abandonar o comodismo, movimentar-se, deixar a crença cega e procurar adquirir convicção.

Mas, aqueles que não perguntam onde está o real saber, e, sim, buscam-no com sinceridade, com a vontade impulsionadora que leva a criatura ao encontro da Verdade; aqueles que procuram tornar viva a sua crença, transformando em convicção tudo o que têm vivo dentro de si, estes “o” encontrarão através do conhecimento das Leis da Criação, onde impera a Vontade do Criador. A Mensagem do Graal conduz as criaturas a esse conhecimento, desde que elas se esforcem nesse sentido, procurando com vontade própria, vivenciar o que aprendem, dando assim condições para que seu espírito caminhe na Criação.

VOCÊ, que não está acomodado e nem escravizado a conceitos alheios; se você procura buscar uma saída para fugir ao caos em que a humanidade contemporânea se lança voluntariamente, procure esse caminho. VOCÊ o encontrará.