PROVA QUÁDRUPLA NA ESCOLA
(08/06/2012)

imagem

O tempo fica cada vez mais escasso, mesmo assim as pessoas encontram tempo para fazer o que gostam como ver telenovela, futebol, revista de piadas, mas para o essencial que é entender a vida, nunca conseguem tempo. No entanto, buscar o saber da Criação e entender a vida é o mais importante e, paraisso, deveriam empregar toda a sua vontade sem medir sacrifícios, pois significa entender a Vontade do Criador. Quando isso ocorrer, deixarão de existir abismos entre as gerações, pois o significado da vida é permanente, o que mudam são os relacionamentos em função das novas formas e tecnologias disponíveis.

Devemos lembrar que as crianças aprendem observando tudo o que veem e ouvem, e quando vão para a escola já assimilaram muitas coisas do que viram. Com raras exceções a mente das crianças tem sido entulhada de coisas inúteis e até nocivas. Elas deveriam receber como modelo básico para a atuação da espéciehumana, a necessidade de se esforçar para construir um mundo melhor, com ética e responsabilidade. Mas os adultos têm coisas, ditas mais importantes, para se ocupar do que ficar se preocupando como se relacionar com o próximo de forma construtiva e dar bons exemplos.

O seriado Malhação, novela para os jovens, apresentado pela Rede Globo há 16 anos, apresenta como ingredientes as relações interpessoais mescladas por paixões, intrigas, traições, amizades, nos dá uma boa mostra da vida superficial dos jovens. É preocupante a forma despreocupada e cheia de conflitos como vivem os jovens dedicando-se a um viver em busca de diversões e prazeres para passar o tempo sem reflexões sobre o sentido da vida. As novelas para adultos também dão realce ao comportamento falso e corrupto.

Estamos caminhando para o aumento das asperezas e dificuldades com a redução dos empregos. A educação deverá ter como finalidade o preparo dos seres humanos para a vida, no entanto falta a busca da compreensão da vida.O desejo de dominar, de não se preocupar com o sofrimento e o bem-estar dos demais, posto em prática pelos humanos, deverá ser substituído por um sistema cooperativo de preparo das populações, para que surja uma consciente adaptação ao ritmo das leis da natureza para uma construção benéfica, pois os sinistros prognósticos sobre o futuro do relacionamento humano já foram calculados com precisão.

Durante muitas décadas, Rotary clubes e rotarianos têm usado as perguntas da Prova Quádrupla como instrumento para desenvolver o respeito e a compreensão entre os povos. Idealizada por um rotariano de Chicago, ela sugere que se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas, como um instrumento para aferir-se da inteireza de cada conduta. É um guia para a atuação. Se aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações. A experiência de muitos tem mostrado que, se consultar sistematicamente a Prova Quádrupla, para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, lograr-se-á maior felicidade e êxito.

A Prova Quádrupla – do que pensamos, dizemos ou fazemos – É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados? –pode ser aplicada nas relações em nossa vida particular e comercial, bem como em assuntos de interesse nacional e internacional – principalmente em diretrizes, planos, declarações, publicidade no mundo dos negócios e profissional; em propostas de legislação em nível governamental; e nas relações entre mestres e estudantes. Enfim uma valorosa norma de vida, algo que poderia ser adotado pelas escolas como parte do currículo escolar para o bom preparo dos estudantes, e por que não, pelos personagens de Malhação também?

Associado ao Rotary Club São Paulo Jardim América, Distrito 4610.