AS REENCARNAÇÕES E A BUSCA DA FELICIDADE
(03/08/2005)

imagem

A novela Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, em exibição na Rede Globo de TV, suscita dúvidas na mente do público. A personagem Serena será realmente a reencarnação de Luna? Uma pergunta com várias respostas possíveis. Serena poderia ser uma pessoa muito ligada a Luna e que se dispôs a uma nova existência terrena para desmascarar os assassinos. Poderia ser uma pessoa qualquer, com capacitações mediúnicas e sensibilidade para captar as formas de sentimentos deixadas pelo sofrimento de Luna, como também pode ser o próprio espírito que, já uma vez, dera vida ao corpo de Luna.

O fato é que, se Serena é uma outra reencarnação de Luna, todos os demais personagens também são a reencarnação de alguma alma, que os fios do destino conduziram para a proximidade da futura mãe, exatamente no ambiente onde aquelas almas necessitam de vivências ou mesmo para reparar alguma falha de vidas passadas. Pela nova encarnação, cada espírito está tendo a oportunidade de galgar os caminhos da evolução, conscientizar-se do significado da vida e buscar sua elevação para regiões de Luz, escapando das trevas dos erros humanos. No retorno da alma para um outro corpo terreno, é colocada a venda do esquecimento das vidas passadas. O eu interior traz as experiências das vidas passadas que são captadas pela intuição. Reencarnação não é teoria, é um fato natural que ocorre conforme previsto nas leis da Criação.

Aliás, um dos grandes problemas dos filmes e novelas é que os escritores, geralmente, apresentam todo o enredo baseado na hipótese de uma única vida, ficando assim, para o grande público, incompreensíveis o sucesso dos hipócritas e o triunfo dos maus.Lamentavelmente, na estrada da vida, os seres humanos escolheram as estradas tortuosas do egoísmo, produzindo inveja, desconfiança e ódio, por isso mesmo há muita maldade e tragédias para serem mostradas nas novelas. Mas, de conformidade com a incorruptível justiça das leis da Criação, aqui se faz aqui se paga, nesta ou noutra vida, no corpo de agora ou num outro, cumprindo a sentença: cada um colherá o que semear de bom ou de mau.

Cada existência terrena é uma nova etapa em que a alma é conduzida pelos fios do destino tecidos pelas resoluções de cada indivíduo. Segundo Roselis von Sass, em O Livro do Juízo Final, nas regiões de Luz, os filmes são largamente utilizados para dar orientação aos espíritos que lá se encontram. Muitas vezes são mostradas histórias de amor nas quais o homem e a mulher sempre acabavam se reencontrando na vida terrena, até que, algum deles decaísse tanto espiritualmente, que o reencontro se tornasse impossível.

Sem reconhecer o fato de que, ao espírito humano é dada a oportunidade de várias encarnações num corpo terreno, para que possa se tornar forte para retornar ao ponto de sua origem, fica muito difícil entender o significado da vida, e, sem entender a vida, não dá pra ser feliz, resvalando as pessoas para a ansiedade e falta de serenidade para enfrentar os problemas próprios da vida.

Muitas pessoas estão se deixando dominar crescentemente pela ansiedade. Elas não estão se esforçando para manter puro o foco dos pensamentos, ficando sujeitas a todas as oscilações e influências externas, permitindo que pensamentos negativos se instalem na mente. O que se passa no interior dos indivíduos? Como se desenvolvem os processos emocionais internos, que se ocultam nas dissimulações? Muitas vezes enxergamos o comportamento externo, ditado pelas normas e regras sociais, sem saber exatamente o que realmente está se passando no interior do cérebro e dos sentimentos.

Na estrada da vida qual a direção a seguir? Essa pressa, essa ansiedade. Para onde as pessoas estão indo? O que estão querendo da vida? Vão sempre sendo conduzidas para locais onde há pouco o que pensar e muitas coisas disponíveis para comprar. O vazio interior é preenchido com o poder afirmativo de comprar alguma coisa, para logo depois ressurgir, pronto para fazer outras aquisições sem desenvolver um impulso para um aprofundamento naquilo que é realmente essencial para a vida.

Necessitamos ter coragem e determinação para buscar o desenvolvimento contínuo, realizando todo o potencial humano de que dispomos, o qual, logicamente, inclui a espiritualidade. As pessoas querem exercer o controle de tudo com o intelecto, pois perderam a ligação com a sabedoria interior, aquela que nos capacita a pressentir perigos e visualizar soluções, livres da opressão das preocupações próprias e das causadas por aqueles que nos são próximos. Necessitamos crescer de tal forma a não provocar preocupações e temores em outras pessoas, nem nos deixarmos perturbar pelas lembranças tristes.

A real e duradoura felicidade é sentida noíntimo, ou, como muitos estão dizendo, no eu superior, o que na verdade trata-se da alma percebendo que está atingindo o seu alvo de elevação e enobrecimento, olhando para si mesmo, gratamente, pelo dom da vida e tudo o que recebeu, o ar para respirar, os alimentos que nutrem o corpo, a água que sacia a sede.

imagem

Muitos olham para os outros achando que eles são mais felizes, acabando por invejá-los cobiçando a felicidade deles, não raro lançando fluxos de pensamentos e sentimentos negativos sobre os indivíduos para os quais estão olhando. Assim, jamais conseguirão a felicidade.

Se alguém dá uma bofetada, provoca dor e ressentimento. Mas, se ao invés disso, ele apenas pensa e sente de modo negativo sobre o outro, sem que haja qualquer contato físico, o efeito pode ser ainda mais doloroso que a bofetada. Em nosso contato mental com o próximo deveríamos sempre sentir um efeito benéfico. Quando olhamos para o outro, desejando sinceramente o seu bem, estamos contribuindo para que ele tenha um momento de inexplicável bem-estar.

A vida é um presente muito valioso para ser desperdiçada. Devemos compreender o seu significado e viver com plenitude. Devemos fortalecer a vontade de viver e lutar pelos nossos ideais. No banquete da vida o ser humano nasceu para evoluir e ser feliz. As crises devem nos levar em busca de algo melhor. Um estado de serena felicidade proveniente da alma.

Para a exata compreensão, indispensável se torna readquirir o perdido conhecimento sobre a necessidade e os mecanismos que regem as reencarnações humanas, que se sucedem em função do amadurecimento espiritual a ser alcançado, ou até que se extinga o tempo previsto segundo as leis da Criação. Eis aío milagre da ressurreição. Um novo corpo, uma nova oportunidade, contudo, submetido a uma incorruptível justiça. Um branco astuto e maldoso, espiritualmente decadente, poderá ser encarnado em meio ao caos africano, mas também, um negro africano, cujo espírito anseia por conhecimentos superiores, poderá ser encarnado numa região onde tenha liberdade e condições para alcançar a evolução do seu espírito. O mesmo poderá ocorrer entre cristãos, protestantes, judeus ou árabes. Por isso, é lei para o ser humano, "amar ao próximo como a si mesmo", como meio de restabelecer o equilíbrio e a harmonia, impedindo o surgimento da ansiedade decorrente das incompreensões e das atitudes em desacordo com as leis naturais da vida, alcançando a paz e a espontânea alegria de viver.