UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL
(02/04/2005)

imagem

Mas enfim, qual é o significado da vida? São poucos os que, realmente, têm alguma idéia coerente sobre o significado dela, pois quase tudo se acha envolto por máscaras encobridoras da realidade, e das intenções maldosas.

O que pensam da vida os jovens? O que pensam os adultos? Os idosos muitas vezes falam com amargura, que é tudo ilusão, que a vida é dura. Mostram insatisfação e falta de esperança. Mas por que a vida está assim difícil?

Muitas vezes quando alguém tenta explicar a vida como ela é, logo se sente emparedado, como se o mundo não quisesse conhecer a verdade, então, de todos os lados as portas se fecham, porque as pessoas não querem se desfazer de suas ilusões. Conhecer o significado da vida, saber por que se encontra na Terra, é um dever do ser humano.

Os germes espirituais, em seu anseio para a autoconscientização, percorrem a trajetória que os conduz ao Planeta Terra para vivenciar o que neles está latente. A Terra é o ponto na matéria grosseira onde se reúne tudo quanto existe na Criação. Mas quem se ocupa seriamente com isso?

Devemos conhecer o significado da vida e sonhar sonhos realizáveis. A paz é possível, a convivência harmoniosa é possível, mas por que tantos desencontros entre as pessoas e entre os povos? Por que falta a consideração para com o próximo e o amor tantas vezes mencionado por Jesus?

Lidar com pessoas requer muitos cuidados e vigilância. Se vocêtem algum problema com uma casa velha, vocêpode ir quebrando e refazendo, trocando e desprezando as peças velhas, e a casa fica ajeitada. Mas com pessoas é mais complexo para se consertar o que se rompeu ao longo do tempo, seja no trabalho, no lar, ou nos relacionamentos. Pessoas não são coisas, são seres humanos que se acham encarnados para alcançar a evolução e por isso mesmo uns não podem abusar dos outros. Quando isso acontece, fatalmente alguém sofrerá. É indispensável observar sempre o efeito de nossa atuação sobre as pessoas, bem como no lado que nos fica invisível, na parte mais fina da matéria, onde se processa o tecer do destino dos indivíduos e dos povos em decorrência da atuação dos seres humanos.

Desde longa data os seres humanos se afastaram da vida real. Atualmente o que se acredita sobre o significado da vida está totalmente distorcido. Os seres humanos acham que a vida é aquilo que eles imaginam, sem atentarem para o funcionamento determinado pela perfeição da Vontade do Criador.

Mas agora atingimos um ponto de super maturação, e o que se torna mais evidente são todos os desequilíbrios provocados pela espécie humana, justamente ela que deveria ter enobrecido e prosseguido na obra de beneficiar e embelezar o planeta com a sua atividade. Basta olhar para os filmes. Eles retratam a vida dos seres humanos em toda a sua vacuidade, em toda a sua maldade. São poucas as pessoas que ainda conservam uma sincera consideração ao próximo. Muitos escondem as suas reais intenções. Outros não se envergonham em agir bestialmente, como nos exemplos apresentados no filme Menina de Ouro (Million Dollar Baby), de Clint Eastwood. Assim a vida vai assumindo contornos de muita desagradabilidade, pois são poucas as formas de bons pensamentos.

No maravilhoso planeta Terra, a vida dos seres humanos se passa como se fosse num ringue onde ocorrem muitos golpes baixos. Aqueles que se servem de golpes baixos, não querem ver a beleza da vida, julgando-se mais espertos que os demais. Diante desse quadro, sem se esforçarem para compreender o funcionamento das leis da Criação, muitos seres humanos passam a duvidar da infalível Justiça Divina que se manifesta através da reciprocidade.

Em meio a tantas informações supérfluas pouco se fala das questões realmente importantes para a vida. Bombardeadas por informações inúteis e imagens negativas, as pessoas caem numa apatia paralisante sem se aperceberem que a vida contém muito mais amplitude, e que há muitas coisas para serem feitas no sentido de embelezar e alegrar o mundo. Na super aceleração dos acontecimentos, faltam estímulos para que haja a confiança de que sempre será possível introduzir algo melhor, que dêmais qualidade à vida e aos seres humanos. Ao invés disso, o que se fortalece é a sensação de que a vida está passando muito rapidamente, aumentando a intranqüilidade interior.

Preciso resistir com coragem. É preciso encontrar atividades que nos alegrem, seja escrevendo, estudando, ouvindo músicas, encontrando pessoas amigas.Fazer o que deve ser feito com alegria e contentamento, pois ficar gerando formas de agressividade apenas tornam as coisas mais difíceis.

Temos que aprender a conhecer a Criação, que é o nosso lar, o qual deve ser respeitado, ao invés de querer se sobrepor a ela, pois nascemos dentro dela e tudo deve ser submetido às leis da Criação para permanecer sadio. O corpo é o instrumento necessário ao espírito para a obtenção do seu amadurecimento terreno. Não devemos abusar dele de modo insensato.

Mas ao invés de adquirirmos atitudes mais adequadas, estamos sempre sendo bombardeados com idéias mediocrizantes que mantêm as atitudes individuais e coletivas distanciadas das leis da Criação. As pessoas estão perdendo o senso da beleza e da naturalidade, agindo em oposição àquilo que deveria ser efetivado para a conservação da harmonia.

A intuição quer mostrar o certo, indicar as atitudes corretas, mas o raciocínio está contaminado por tantas informações deturpadas e imaginações fantasiosas, que o indivíduo acaba agindo em oposição ao que seria lógico e natural, atraindo desgraças para si e para os que o rodeiam.

Se os seres humanos conhecessem a vida como ela é, tudo seria diferente, mais leve, melhor, mais pacífico e harmônico, não haveria todo esse sofrimento decorrente dos caminhos errados. Haveria melhor entendimento entre as pessoas porque o sentimento conciliador sempre estaria presente. Mantendo noíntimo o sincero desejar do bem para o próximo, inconscientemente cada um favorecerá o outro. E isso também é imprescindível nos relacionamentos entre homens e mulheres, para que eles se complementem de fato, e, fortalecidos, construam um mundo melhor. Estamos vivendo numa época muito difícil. Contudo, temos que buscar a alegria da simplicidade e da naturalidade das leis da Criação.