CULTIVANDO A ALEGRIA
(17/01/2003)

imagem

(*)Copo de Leite. Óleo sobre tela. Artista: Aurilene Ponte

Todos já sabem, alegria faz bem para a saúde do corpo e da mente. Então por que muitas pessoas preferem ficar emburradas? Por que a mídia transmite permanentemente um clima negativo e preocupante? Por que a principal indústria do entretenimento, a que produz filmes, mantém o seu foco prioritariamente em desgraças e mortes, produzindo um ambiente de depressão? Repare bem, nesses filmes cheios de cenas desagradáveis, o público não espera o acender das luzes para ir se retirando do cinema. Já num filme agradável, as pessoas ficam calmas em seus lugares como se não quisessem ir embora, parece que gostariam de assistir mais um pouco daquela atmosfera leve que transmite alegria e felicidade.

Quando as mulheres começam a praticar crimes hediondos, o que esperar dos homens? Elas sempre foram o estímulo para o enobrecimento, para a bondade e generosidade. Mas a vida moderna tem arrastado as mulheres para um comportamento equiparado ao homem, isto é, a luta pela vida tem levado as mulheres a buscarem uma equiparação aos homens, posto que no passado foram discriminadas e marginalizadas. Então elas adentram na competitividade, na busca de reconhecimento e recompensas, e nesse campo não há espaço para a delicadeza própria de um coração de mulher. Afastando-se de sua essência feminina a mulher se submete aos ditames intelectivos que por natureza são frios e calculistas.

O homem sempre foi mais cérebro, e a mulher mais coração, levando o homem a agir com humanismo. Mas, se o coração também cede espaço ao cérebro a resultante será um mundo áspero e sem coração, com muitas desgraças acontecendo simultaneamente.

As pessoas estão cansadas de tantas desgraças. Mas a verdade é que os próprios seres humanos deram origem às desgraças com o seu modo de viver o qual se foi distanciando cada vez mais das leis da Criação.

Alegria é gratidão!

Com a chegada de um novo dia vocêdesperta alegre com esse novo milagre, isso é gratidão. Vocêvai a mesa e sente uma profunda alegria ao ver os alimentos que vão levar nutrientes para o seu corpo. Assim, a alegria é uma forma de gratidão por tudo que recebemos, e pessoas com essa alegria beneficiam o seu ambiente, como a beleza de uma flor que atrai o nosso olhar festivo.

As pessoas alegres sempre enxergam primeiro o lado positivo dos acontecimentos, extraindo o melhor aprendizado que a vida oferece. Essas pessoas também não receiam fazer elogios ao trabalho alheio porque sempre conseguem perceber o belo, o que há de bom. Já os descontentes se fixam nos aspectos negativos, se deixam afetar pela desconfiança e não vacilam em lançar suas criticas destrutivas contra tudo e contra todos, antes mesmo de avaliar o real conteúdo das atitudes do próximo.

Mas para cultivar a alegria é indispensável manter limpo o foco dos pensamentos. Posto que o pensamento se situa numa zona invisível para os olhos humanos, muitos supõem que podem pensar o que quiserem sem que tenham que arcar com as conseqüências. Mas enganam-se pois os pensamentos podem ser benéficos ou maléficos, produzindo alegrias ou criando um ambiente pesado. Não adianta ficar preso ao passado remoendo acontecimentos desagradáveis. Temos que ir em frente em busca da alegria.

Estamos vivendo numa época de rápidas transformações, isso gera insegurança, temores e muito mal humor que espantam a alegria. Governantes se conscientizam de sua impotência. Ativos e moedas se desvalorizam. Empregos evaporam seja pela mudança das empresas para outras regiões, cortes de despesas ou fechamento de unidades pouco lucrativas. Tudo oscila.

Presentemente o processo de mudança não implica que se vá alcançar melhora imediata, mas esse processo em aceleração é incontornável, não há como fugir, pois as mudanças ocorrem como conseqüências dos atos humanos impulsionados pelas Leis da Criação para os seus remates finais, e tudo o que foi erigido artificialmente agora terá que se desfazer, e não adianta ficar rejeitando as mudanças opondo-lhes resistências. Temos que prosseguir alegremente ao encontro do futuro buscando a correta adaptação aos novos tempos que estão chegando trazendo vida nova que deverá ser bem melhor e será.